Tiktok Ads? O TikTok vem se consagrando também entre os anunciantes e nós da Agência 8020 te explicamos um pouquinho sobre as funcionalidades da plataforma de anúncios.
Que nasceu no ano de 2014, que é uma plataforma chinesa e que já mudou de nome (e de dono), todo mundo sabe! Mas, o que tem feito do TikTok uma plataforma tão democrática e que vem atraindo os olhares atentos de anunciantes gigantes em todo o mundo? Para nós, que trabalhamos – e que respiramos – o Digital, acompanhar as evoluções das plataformas e mídias sociais é praticamente uma maratona e com o app “das dancinhas” não é diferente. A diferença é a forma como ele tem se feito plural e tem se transformado tão rapidamente, para se adequar aos novos formatos de consumo de seus usuários.
O projeto inicial era um aplicativo para dublagens musicais e hoje, tem de tudo um pouco, uma pegada bastante informal, uma linguagem acessível e um novo modelo de usuários, que no Brasil, se multiplicaram em uma velocidade absurda junto com o início da pandemia. E junto com os milhares de novos integrantes, vieram os anunciantes e as dúvidas sobre como aproveitar esse espaço.
Então, que tal começarmos falando sobre o painel administrativo, que em muito se assemelha (e, não achamos que seja mera coincidência), ao do Facebook Ads. O TikTok Ads Manager (dentro do TikTok Business Center) é altamente intuitivo com opções parecidas ao do vizinho, possibilita a criação de públicos e audiências específicas, com filtros um pouco mais detalhados no que diz respeito ao comportamento do consumidor, por exemplo. A segmentação permite selecionar a audiência por tempo de consumo de conteúdo, ou seja, uma segmentação ainda mais detalhada, como explica o nosso Diretor de Planejamento e Performance, Leonardo Carlucci.
“Para as agências, isso representa a possibilidade de montar planos de mídias mais fiéis com resultados da plataforma. Estamos falando de um painel administrativo que vem se adequando dia após dia, para acompanhar o crescimento da plataforma, que no Brasil conta com um público expressivo, sendo que 50% deles, numa faixa etária de alto poder de consumo, que é entre 25 e 44 anos”, completa.
Outro ponto a se destacar é a agilidade com que a plataforma vem se ajustando para receber os novos anunciantes: “em 2020, o investimento diário era a partir de 25k, restrito a determinados formatos. Hoje os valores são mais maleáveis e é possível criar campanhas mesmo sem ter um perfil ativo, mas claro, ainda é necessário ter um gerente de contas que autorize a transação, explica o Léo, que vem acompanhando as evoluções do painel.
Ainda sobre as funcionalidades e facilidades na criação de campanhas para o TikTok, a nossa Coordenadora de Performance, Mirian Honda, reforça que “para quem já tem experiência com Face Ads, o painel é bastante intuitivo, as segmentações têm sido ampliadas aos poucos e de forma muito semelhante ao Facebook, Twitter e LinkedIn que permite três grandes objetivos das campanhas, awareness, conversão e consideração”.
“Como toda ferramenta em transformação, existem as instabilidades, lentidão e usabilidades em “modo beta”. O normal para uma plataforma que precisou se adaptar muito rapidamente para que as marcas pudessem estar presentes”, explica.
Seja pelo entretenimento ou pela linha de conteúdos mais humanizados, a forma de se fazer anúncios no TikTok mudou a linha de trabalho, inclusive dos influenciadores, tornando seus conteúdos ainda mais democráticos. A monetização por indicações, inclusive, possibilitou a muita gente ganhar dinheiro e ajudar a popularizar a plataforma.
Até que ponto isso estimula os ganhos reais no ambiente digital, ainda não sabemos, mas o fato é que, mesmo ainda engatinhando (em relação às demais), a funcionalidade de anúncios fez com que que os anunciantes crescessem os olhos e nós, criadores de campanhas, rebolássemos, com o perdão da palavra pelo trocadilho, para acompanhar a rede social que sim, vai muito além das dancinhas, tem um público com grande potencial de consumo e há tempos deixou de ser para adolescentes.
Ah, e fique de olho por aqui, em breve compartilhamos resultados de campanhas que já rolaram com nossos clientes!