×
Voltar para o Blog

Não é só para quem faz dancinha. Entenda o TikTok Ads!

admin - 21/02/2022

Tiktok Ads? O TikTok vem se consagrando também entre os anunciantes e nós da Agência 8020 te explicamos um pouquinho sobre as funcionalidades da plataforma de anúncios.

Que nasceu no ano de 2014, que é uma plataforma chinesa e que já mudou de nome (e de dono), todo mundo sabe! Mas, o que tem feito do TikTok uma plataforma tão democrática e que vem atraindo os olhares atentos de anunciantes gigantes em todo o mundo? Para nós, que trabalhamos – e que respiramos – o Digital, acompanhar as evoluções das plataformas e mídias sociais é praticamente uma maratona e com o app “das dancinhas” não é diferente. A diferença é a forma como ele tem se feito plural e tem se transformado tão rapidamente, para se adequar aos novos formatos de consumo de seus usuários. 

O projeto inicial era um aplicativo para dublagens musicais e hoje, tem de tudo um pouco, uma pegada bastante informal, uma linguagem acessível e um novo modelo de usuários, que no Brasil, se multiplicaram em uma velocidade absurda junto com o início da pandemia. E junto com os milhares de novos integrantes, vieram os anunciantes e as dúvidas sobre como aproveitar esse espaço.

Painel do TikTok Ads

Então, que tal começarmos falando sobre o painel administrativo, que em muito se assemelha (e, não achamos que seja mera coincidência), ao do Facebook Ads. O TikTok Ads Manager (dentro do TikTok Business Center) é altamente intuitivo com opções parecidas ao do vizinho, possibilita a criação de públicos e audiências específicas, com filtros um pouco mais detalhados no que diz respeito ao comportamento do consumidor, por exemplo. A segmentação permite selecionar a audiência por tempo de consumo de conteúdo, ou seja, uma segmentação ainda mais detalhada, como explica o nosso Diretor de Planejamento e Performance, Leonardo Carlucci

“Para as agências, isso representa a possibilidade de montar planos de mídias mais fiéis com resultados da plataforma. Estamos falando de um painel administrativo que vem se adequando dia após dia, para acompanhar o crescimento da plataforma, que no Brasil conta com um público expressivo, sendo que 50% deles, numa faixa etária de alto poder de consumo, que é entre 25 e 44 anos”, completa. 

Tiktok Ads painel - 8020

Plataforma ágil

Outro ponto a se destacar é a agilidade com que a plataforma vem se ajustando para receber os novos anunciantes: “em 2020, o investimento diário era a partir de 25k, restrito a determinados formatos. Hoje os valores são mais maleáveis e é possível criar campanhas mesmo sem ter um perfil ativo, mas claro, ainda é necessário ter um gerente de contas que autorize a transação, explica o Léo, que vem acompanhando as evoluções do painel. 

Ainda sobre as funcionalidades e facilidades na criação de campanhas para o TikTok, a nossa Coordenadora de Performance, Mirian Honda, reforça que “para quem já tem experiência com Face Ads, o painel é bastante intuitivo, as segmentações têm sido ampliadas aos poucos e de forma muito semelhante ao Facebook, Twitter e LinkedIn que permite três grandes objetivos das campanhas, awareness, conversão e consideração”.  

“Como toda ferramenta em transformação, existem as instabilidades, lentidão e usabilidades em “modo beta”. O normal para uma plataforma que precisou se  adaptar muito rapidamente para que as marcas pudessem estar presentes”, explica. 

E, falando em anunciantes do TikTok…

Seja pelo entretenimento ou pela linha de conteúdos mais humanizados, a forma de se fazer anúncios no TikTok mudou a linha de trabalho, inclusive dos influenciadores, tornando seus conteúdos ainda mais democráticos. A monetização por indicações, inclusive, possibilitou a muita gente ganhar dinheiro e ajudar a popularizar a plataforma. 

Até que ponto isso estimula os ganhos reais no ambiente digital, ainda não sabemos, mas o fato é que, mesmo ainda engatinhando (em relação às demais), a funcionalidade de anúncios fez com que que os anunciantes crescessem os olhos e nós, criadores de campanhas, rebolássemos, com o perdão da palavra pelo trocadilho, para acompanhar a rede social que sim, vai muito além das dancinhas, tem um público com grande potencial de consumo e há tempos deixou de ser para adolescentes. 

Ah, e fique de olho por aqui, em breve compartilhamos resultados de campanhas que já rolaram com nossos clientes