Alcançar uma campanha publicitária premiada é fácil? Toda boa agência de comunicação sabe que um dos seus maiores desafios é entender a dor do seu cliente em todos os momentos e fazer delas, campanhas que tragam soluções, de maneira eficiente. Na teoria isso é muito simples, mas na prática… Bem, na prática, o time se une para colocar as ideias na mesa. E, neste caso, todas elas receberam uma dose extra de bom humor.
Mas, como assim, uma dose de bom humor, em uma campanha de renegociação de dívidas? Exato! Nosso time, juntamente com o diretor de criação, Tadeu Braga levantou diversas questões sobre esse desafio e a conclusão foi unânime, era preciso encantar o cliente, mesmo falando sobre um tema complexo. “Nosso cliente, Águas Guariroba, tinha nessa campanha o desafio de reduzir as taxas de inadimplência e qualquer material que não tratasse o tema com cuidado poderia não auxiliar”, explica ele.
Com o primeiro desafio claro o time entrou em ação. “O grande desafio era achar uma linguagem que as pessoas se reconhecessem nas situações e visse a Águas como um parceiro pronto a ajudar e não um cobrador. Assim fomos trocando experiências pessoais, piadas, lembranças e chegamos à ideia de pessoas que acumulam coisas”, conta a redatora Ângela Albuquerque.
Daí para o mote, “não acumule dívidas” foi um pulo, mas é claro que ainda era preciso explorar todas as possibilidades, e destrinchar o tema. Nesse caminho, mostrar um personagem que exaltasse que não é legal ser um acumulador de dívidas, brincando com as referências de acumuladores foi nosso caminho para deixar o assunto leve e até cômico.
“De discos de lambada a bigodes postiços, cenários, figurinos, saturação de imagens, tudo fez parte de uma grande pesquisa e o objetivo era esse mesmo, um resultado que causasse estranheza, mas que tocasse o botão da aceitação do público e do cliente”, reforça o diretor de arte, Filipe Torrezan.
Mas, da reunião de brainstorming, aos primeiros storyboards, até a execução, com a escolha certa do ator, da equipe de produção audiovisual, o caminho foi longo mas o resultado foi certeiro.
“A figura do Tatá para dar vida a cada um dos personagens foi um dos pontos fortes, ele deu o tom certo de humor e simpatia. Logo, a Primeiro Plano foi essencial para executar a produção com maestria, sendo muito fiel a cada detalhe que queríamos para ressaltar o caricato”, destaca Ângela.
Se você ainda está se perguntando como é que ficou essa campanha, clica nesse link AQUI e dá uma olhadinha. A gente garante que é para fazer rir e também para refletir.
Ah, não acabamos de contar essa história ainda! Depois da campanha pronta, ajustes e idas e vindas até a aprovação final (quem nunca?), colocar o material na rua foi uma satisfação e também o motivo de frio na barriga para o time todo, afinal de contas, um tema sério, uma dor importante para o cliente e uma pegada cômica e cheia de bom humor, o impacto era incerto. Mas, não foi. Foi certeiro.
Sabemos que as campanhas não são criadas com o objetivo de ganhar prêmios, são criadas para resolver. Mas, o reconhecimento vem quando o material é bem feito e esse foi: Prêmio Morena na categoria Varejo e Grand Prix de 2020 da afiliada da TV Globo. E o principal, resultado de impacto para o cliente, com uma comunicação precisa, como tem que ser.