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“Não acumule dívidas”: os bastidores de uma campanha premiada

- 21/02/2022

Alcançar uma campanha publicitária premiada é fácil? Toda boa agência de comunicação sabe que um dos seus maiores desafios é entender a dor do seu cliente em todos os momentos e fazer delas, campanhas que tragam soluções, de maneira eficiente. Na teoria isso é muito simples, mas na prática… Bem, na prática, o time se une para colocar as ideias na mesa. E, neste caso, todas elas receberam uma dose extra de bom humor. 

 

O encantamento do cliente

Mas, como assim, uma dose de bom humor, em uma campanha de renegociação de dívidas? Exato! Nosso time, juntamente com o diretor de criação, Tadeu Braga levantou diversas questões sobre esse desafio e a conclusão foi unânime, era preciso encantar o cliente, mesmo falando sobre um tema complexo. “Nosso cliente, Águas Guariroba, tinha nessa campanha o desafio de reduzir as taxas de inadimplência e qualquer material que não tratasse o tema com cuidado poderia não auxiliar”, explica ele. 

Com o primeiro desafio claro o time entrou em ação. “O grande desafio era achar uma linguagem que as pessoas se reconhecessem nas situações e visse a Águas como um parceiro pronto a ajudar e não um cobrador. Assim fomos trocando experiências pessoais, piadas, lembranças e chegamos à ideia de pessoas que acumulam coisas”, conta a redatora Ângela Albuquerque. 

Daí para o mote, “não acumule dívidas” foi um pulo, mas é claro que ainda era preciso explorar todas as possibilidades,  e destrinchar o tema. Nesse caminho, mostrar um personagem que exaltasse que não é legal ser um acumulador de dívidas, brincando com as referências de acumuladores foi nosso caminho para deixar o assunto leve e até cômico. 

 

O processo da campanha premiada

“De discos de lambada a bigodes postiços, cenários, figurinos, saturação de imagens, tudo fez parte de uma grande pesquisa e o objetivo era esse mesmo, um resultado que causasse estranheza, mas que tocasse o botão da aceitação do público e do cliente”, reforça o diretor de arte, Filipe Torrezan.  

Mas, da reunião de brainstorming, aos primeiros storyboards, até a execução, com a escolha certa do ator, da equipe de produção audiovisual, o caminho foi longo mas o resultado foi certeiro. 

“A figura do Tatá para dar vida a cada um dos personagens foi um dos pontos fortes, ele deu o tom certo de humor e simpatia. Logo, a Primeiro Plano foi essencial para executar a produção com maestria, sendo muito fiel a cada detalhe que queríamos para ressaltar o caricato”, destaca Ângela.  


Campanha publicitária premiada - agência 80 20

Se você ainda está se perguntando como é que ficou essa campanha, clica nesse link AQUI e dá uma olhadinha. A gente garante que é para fazer rir e também para refletir. 

Ah, não acabamos de contar essa história ainda! Depois da campanha pronta, ajustes e idas e vindas até a aprovação final (quem nunca?), colocar o material na rua foi uma satisfação e também o motivo de frio na barriga para o time todo, afinal de contas, um tema sério, uma dor importante para o cliente e uma pegada cômica e cheia de bom humor, o impacto era incerto. Mas, não foi. Foi certeiro.  

Sabemos que as campanhas não são criadas com o objetivo de ganhar prêmios, são criadas para resolver. Mas, o reconhecimento vem quando o material é bem feito e esse foi: Prêmio Morena na categoria Varejo e Grand Prix de 2020 da afiliada da TV Globo. E o principal, resultado de impacto para o cliente, com uma comunicação precisa, como tem que ser.